O Estabelecimento de Ensino: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ENÉAS HORTÊNCIOSILVEIRA, sediada na Rua João Hipólito, S/N no Município de Pacoti no Estado do Ceará, de Fins Educacionais teve início com o processo de doação puro e simples, para cumprimento das exigências do Decreto Lei, nº 6766, de 19/12/1979 que trata sobre o parcelamento do solo urbano da Área Verde do terreno Vereda Alpina de propriedade da Incorporadora Olímpia Limitada, representada pelo diretor comercial e financeiro Dr. Raul Barbosa Carneiro Júnior. Foi oficialmente doada e registrada no Cartório Martins 2º ofício, registro 01/1.236 - protocolo nº 3.019-A em 08/07/1994
A edificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental Enéas Hortêncio Silveira aconteceu na administração do prefeito José Mota Pontes (1984 a 1988). Segundo relatos de antigos secretários daquele mandato, não foi encontrado nenhum registro escrito do ano de sua fundação, mas pela historicidade oral de funcionários da escola foi no ano de 1986.
A urgência de sua construção se deu pela necessidade de um teto para os professores municipais da época lecionarem. Segundo a versão das primeiras professoras desta escola, as Sra.(s) Maria Eroniza Silveira Queiróz e Maria Carmelina Gomes da Silva, professores chegaram a lecionar até na área da EMATERCE, pois a prefeitura ainda não tinha uma escola municipal na sede. Diante desta situação as professoras mobilizaram um abaixo assinado que foi entregue a Sra. Luiza Távora, 1ª Dama do Estado na época, que solicitava recursos para a construção de uma Unidade Escolar. Pouco depois, conforme depoimento das mesmas professoras, o recurso foi enviado a Prefeitura que decidiu construir na área verde anteriormente denominada Sítio Cairi a Unidade Escolar. Com recurso vindo do convênio MEC, foram construídas 2 salas de aula, secretaria, cantina e 2 banheiros.
O nome da Unidade de Ensino Enéas Hortêncio Silveira foi escolhido pelo prefeito da época da fundação da escola, José Mota Pontes, porque o Sr. Enéas além de amigo íntimo e já falecido foi um dos primeiros moradores da rua onde está situada a escola e também funcionário público municipal (cobrador de impostos da feira local realizada aos domingos, juizado de menores e pessoa íntegra em seus afazeres).
Do ano de 1986 a 2000 a E.M.E.F. Enéas Hortêncio Silveira era administrada pelos coordenadores do Departamento de Ensino funcionando com ensino fundamental I.
A constituição da Unidade Executora da referida escola se deu em 30/04/1999, tendo com primeira presidente a Sra. Vera Lucia Alves da Costa Sousa.
No ano de 2001 a 2002 teve o seu primeiro Diretor Administrativo Pedagógico Pe. Luis Alberto Chaves Freire funcionando com fundamental II e aceleração. Em maio de 2002 a 2003 a direção foi assumida pela professora Aurineide Leonel da Mota funcionando com as mesmas modalidades acima citadas. Depois do ano de 2003 ficou desativada para ampliação e reforma.
Foi reformada e ampliada em 2004, no governo Lúcio Gonçalo de Alcântara e prefeito Edson Leite Araujo. Foram construídas 3 salas de aula das quais 2 salas com banheiros adaptadas para alunos de 1º ano. Sua inauguração aconteceu em 11/09/2004 passando a ser anexo da E.M.E.F. São Luis funcionando com salas de 1º ao 3º ano, sob a direção de José Ozenir Dias Jacaúna e coordenação Efigênia Sousa de Freitas
No ano de 2007 desmembrou-se da E.M.E.F. São Luis, passando a ser o Centro de Referência de Alfabetização do município de Pacoti funcionado com salas de 1º ao 3º ano, desenvolvendo o programa do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa) sob a direção de Mª Lucimeire Barbosa da Silva.
Em 30/07/07 Efigênia Sousa de Freitas assumiu a direção e Antonia Maria Ribeiro da Silva Freitas a coordenação. Nesse período foram desenvolvidos fortes mecanismos dando continuidade ao programa do PAIC. Com o envolvimento de todo coletivo da escola desencadeou uma nova perspectiva de aprendizagem. Alfabetizar Letrando foi um passo significativo para a conquista do Prêmio Escola Nota 10 no ano de 2008, através da aplicação do SPAECE ALFA, criado no governo Cid Gomes.
A E.M.E.F. Enéas Hortêncio Silveira teve o seu credenciamento nos termos da Resolução nº430/2009 deste conselho aprovada em 15/09/09 para ministrar o curso de ensino fundamental, autorizado e aprovado na modalidade educação de jovens e adultos até 31/12/2010.
Com um espaço insuficiente para atender a demanda de alunos e a reivindicação dos pais para que seus filhos permanecessem na escola, o prefeito Francisco Rômulo Cruz Gomes - Administração Cidade Feliz, reformou e ampliou com recursos próprios da prefeitura: 3 salas de aula,1 sala de diretoria, 1 sala de secretária ,1 sala para os professores com banheiro, 1 almoxarifado,3 banheiros sendo 1 adaptado para alunos especiais ,1 pátio e 1 espaço recreativo (anexo) inaugurada em 08/05/2010.Na oportunidade foi criado também uma sala de informática.
A Escola possui profissionais capacitados em suas áreas de atuação, formações continuadas que permitem atualizações constantes e união entre sua equipe de colaboradores, o que contribui para o desenvolvimento equilibrado de todo o seu corpo.
Nossa Escola tem como missão educar e formar cidadãos críticos e participativos para que sejam capazes de interagir respeitando e valorizando o outro, em busca uma sociedade mais justa. Nossa visão de futuro abrange o desejo de nos tornarmos referência em alfabetização, partilhando com a comunidade escolar nossos desafios embusca de atingir a excelência, ser um elo de resgate dos valores humanos.
Atualmente a E.M.E.F. Enéas Hortêncio Silveira, é um estabelecimento de ensino pertencente à rede municipal, mantida pelo prefeito e subordinada técnica e administrativamente a Secretaria Municipal da Educação. Hoje (2020), a escola conta com 07 salas de aula, 01 cantina, 02 rampas de acesso, 05 banheiros sendo 03 deles adaptados, 01 sala de diretoria, 01 sala de secretaria com 01 banheiro, 01 sala de almoxarifado, 01 sala de professores, 01 pátio, 01 espaço recreativo, 01 sala de leitura, 01 sala do AEE (Atendimento Educacional especializado), e uma Sala de Recursos Multifuncionais, 21 professores, 4 funcionários, uma diretora, uma coordenadora e uma secretária escolar. Os alunos estão dentro de uma faixa etária de 06 a 14 anos divididos em salas do 1º ao 5º ano, com a matrícula atual em número de 291 alunos. São provenientes da zona rural e da zona urbana, a maioria de famílias de classe baixa que muitas vezes não proporcionam um acompanhamento pedagógico adequado por não terem conhecimento suficiente para auxiliar melhor seus filhos.
Nossa fundamentação pedagógica é baseada na LDB, na BNCC e na DCRC, assim, assumimos dentro do contexto escolar os valores: Compromisso- Procurando cumprir com as obrigações que lhes compete; Solidariedade - Tendo convicção de seus objetivos onde todos se ajudam mutuamente nas conquistas dos mesmos; Ética - Tendo um trabalho baseado nos princípios de justiça, responsabilidade e igualdade de direitos para todos; Inovação Com o Núcleo gestor e professores participando de formações, desenvolvendo assim novas perspectivas em suas ações pedagógicas. A escola procura oferecer um ensino de qualidade, inovador onde os alunos aprendam de maneira prazerosa construindo o saber e a cidadania.