O Prêmio Band Cidades Excelentes, premiação que celebra as boas práticas de gestão pública, divulgou os seus finalistas para a edição 2024.
No Ceará, 40 municípios foram escolhidos para a disputa estadual. A disputa é dividida em três categorias: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. A solenidade de entrega da premiação acontece no dia 17 de junho, às 19h, na Assembleia Legislativa.
Neste ano, serão considerados seis novos indicadores no pilar Saúde, como desnutrição infantil e mortalidade a cada mil habitantes. O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) agora conta com 73 indicadores, distribuídos por seis pilares: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Na etapa estadual, as cidades são divididas em três categorias: até 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. As vencedoras estaduais disputam a etapa nacional, no fim do ano, que também premia municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes, além das melhores capitais. A iniciativa é da Band em parceria com o Instituto Áquila e, em âmbito estadual, com a Associação de Municípios do Ceará.